Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

VIII Congresso UBM

Ativistas da União Brasileira de Mulheres (UBM) de todo o país estarão participando nos dias 10, 11 e 12 de junho, na cidade de Praia Grande (São Paulo), da oitava edição do Congresso Naciona da UBM. As temáticas da luta feminista que têm de estar na pauta do congresso nacional fará partes dos debates presente neste evento que tem como tema central “A participação política da mulher e o desenvolvimento do Brasil”.

Os principais objetivos do VIII Congresso Nacional da UBM são a eleição da nova direção da entidade para o triênio 2011 a 2014 e a efetivação do plano de ação para fazer avançar as metas definidas pela entidade. Também será discutido os desafios das mulheres no enfrentamento das desigualdades sociais, na participação política e o novo projeto nacional de desenvolvimento, na luta pela valorização do trabalho, nos direitos sexuais e reprodutivos, na luta contra a violência doméstica e familiar contra as mulheres, na reforma urbana e meio ambiente, na questão da cultura e na mídia, bem como as estratégias de luta e a importância da sua organização.

Para a coordenadora nacional da UBM, Elza Maria Campos, este VIII Congresso é o coroamento da trajetória de quase 23 anos da entidade na luta contra as desigualdades de gênero, na defesa das políticas públicas e na construção da corrente emancipacionista. “É um marco na efetiva busca pela ampliação dos espaços de poder em todas as organizações da sociedade, na denúncia da violência de gênero, pelos direitos sexuais e reprodutivos e, particularmente, pela garantia do trabalho como ferramenta central para a autonomia econômica da mulher”, destacou Elza.

Segundo Elza, o congresso se realiza em um momento particular e fundamental da vida do país, sobretudo, pela eleição da primeira mulher presidenta do Brasil. Mas também porque duas décadas das lutas históricas da UBM para construir um Brasil com justiça social, democracia e liberdade.

Mulher e Desenvolvimento do Brasil – A temática central do VIII Congresso será a Participação Política da Mulher e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, e terá como subtemas: Trabalho e Autonomia Econômica, Educação Inclusiva, Não Sexista, não homofóbica, Cultura e Mídia, Reforma Urbana e Meio Ambiente e A luta contra a violência Doméstica e Familiar. Antes da realização do congresso nacional, as coordenadorias estaduais da UBM farão encontros, plenárias e/ou Congressos Estaduais, para debater o regimento do evento. As atividades serão divulgadas aqui no site da UBM.

O evento acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho, na cidade de Praia Grande (São Paulo). As ubemistas ficarão alojadas na Colônia de Férias dos Têxteis, que comporta 290 lugares, e também nos Metalúrgicos (200 lugares).

Programação

Dia 10/06/2010

Local – Câmara de Vereadores de São Paulo – Palácio Anchieta Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo

10h Credenciamento

17h – Abertura com Ato Político e Cultural
Homenagem à Edíria Carneiro

19h – Instalação do Congresso e aprovação do Regimento Interno; eleição da comissão de sistematização e comissão eleitoral

Dia 11/06/2011

Local: Colônia de Férias dos Têxteis
Avenida dos Sindicatos nº 946, Vila Mirim, Fone: (13) 3494-1353
Praia Grande – São Paulo

9hs às 10hs – Conferência de Abertura – “Participação política da Mulher e o novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”
Representante da Ministra Iriny Lopes – Secretaria de Política para as Mulheres
Luciana Santos – Deputada Federal (PCdoB-PE)
Elza Maria Campos – Coordenadora-geral da UBM

10hs às 10hs30m – Debate

10hs30m às 11hs 15 m – Mesa: “Trabalho e Autonomia Econômica”
Ana Maria Rocha – Psicóloga, mestra em Serviço Social
Margarida Barreto – Coordenação Nacional da UBM

Coordenação de Mesa: Raimunda Leone – Direção do Sindicato dos Metalúrgicos do RJ e da Coordenação Nacional da UBM; Gilda Almeida da Direção Nacional da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB).

11h15 a 12h30 – Debate

12h30- Instalação dos Grupos 8º Congresso

13hs – Almoço

14hs – Trabalho em grupo

Orientações gerais: Todas as temáticas abordadas pelos grupos serão subsidiadas pelos textos da UBM, publicados na revista Presença da Mulher, e deverão refletir o recorte étnico-racial, de orientação sexual e geracional — em particular da juventude. Os grupos devem apresentar no máximo 5 propostas prioritárias para composição do plano de lutas da entidade para o triênio 2011-2014. Todos os grupos deverão refletir o II Plano Nacional de Política Públicas para as Mulheres (2007).

1 – Educação Inclusiva, Não Sexista
Raimunda Gomes (Doquinha) – Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB
Maria das Neves – Ex-presidenta da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) e da Coordenação da UBM-AM

Coordenação: Elisangela Lizardo – Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); e Mariana de Rossi Venturini – Direção Nacional da União da Juventude Socialista (UJS) e Coordenação da UBM-SP

2 – Cultura e Mídia
Lúcia Rincón – Coordenação Nacional da UBM (GO)
Julieta Palmeira – Coordenação Nacional da UBM (BA)

Coordenação – Carmélia Viana – Coordenação Nacional da UBM (MG); e Luana Bonone – membro do conselho fiscal do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

3 – Reforma Urbana

Nagyla Drumond – Coordenação da UBM-CE
Bartíria Perpétua Lima da Costa – Presidenta da Confederação Nacional de Associações de Moradores (CONAM)

Coordenação dos trabalhos: Monica Gurjão – Coordenação Nacional da UBM (RJ); e Márcia Ramos – Coordenação Nacional da UBM (PE)

4 – A Mulher e o Projeto Nacional de Desenvolvimento e o Meio Ambiente
Laura Jesus de Moura e Costa – Coordenação da UBM-PR e da Direção da CTB-PR
Carmen Foro – Secretária de Mulheres da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e Coordenadora Nacional da Marcha das Margaridas* (a confirmar).

Coordenação: Helena Piragibe – Coordenação Nacional da UBM (RJ); e Patrícia Rocha Ramos – Coordenação Nacional da UBM (BA) e da Direção da CTB-BA

5 – A luta contra a violência de Gênero (Doméstica e Familiar).
Eline Jonas – Executiva Nacional da UBM (GO)
Olívia Rangel – Coordenação Nacional da UBM (SP/SC)
Olivia Santana – Coordenação Nacional da UNEGRO

Coordenação: Ana Carolina Barbosa – Presidenta do Centro Popular da Mulher 8 de Março e da Coordenação Nacional da UBM (GO)

18h – Fechamento dos grupos

18h30 – Reunião da comissão de sistematização

19h – Jantar

20h – Atividades simultâneas

1- Oficina: Ousadas: mostra dialogada sob o ollhar emancipacionista (tendo como mediação as gravuras doadas para a UBM por Alexandre Lucas).

Coordenação: Eline Jonas – Coordenação Nacional da UBM (GO)

2 – Conferência Livre de Juventude
Ângela Guimarães – Secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República* (a confirmar)

Coordenação: Paula Falbo – Diretora Nacional de Jovens Mulheres da UJS e representante da UBM no Conselho Nacional de Juventude

21h – Momento Cultural

Dia 12/06/2011

9h – Rumo à 14ª Conferência Nacional de Saúde: Direitos Sexuais e Reprodutivos e Controle Social pelo Movimento Feminista e de Mulheres.
Kátia Souto – Ministério da Saúde e Coordenação Nacional da UBM (DF)
Silvana Veríssimo – Fórum Nacional de Mulheres Negras
Simone Lolatto – Coordenação da UBM-SC
Fatima Duarte – Coordenação da UBM-SP

Coordenação: Vanja Andreia – Coordenação Nacional da UBM (AM); e Glauce Medeiros (Margarida) – Coordenação Nacional da UBM (PE)

10h às 10h45 – Debate

11h – Apresentação, discussão e aprovação do Plano de Lutas da Entidade para o triênio 2011 a 2014 realizado nos grupos.
Representantes da Comissão de Sistematização

Coordenação: Daniele Costa – Coordenação Nacional da UBM (BA); e Rozina Conceição de Jesus – Coordenação Nacional da UBM (SP)

13h – Almoço

14h – Apresentação e eleição da nova Coordenação da UBM para o triênio 2011 a 2014
Representante da Comissão Eleitoral

16h – Apresentação e aprovação da Carta das Feministas Emancipacionistas

17h – Encerramento

Data: 10 a 12 de junho, às 17h
Valor da inscrição por delegada: R$ 100,00 (cem reais).
Contato: 8congressoubm@ubmulheres.org.br / ubmulheres@ubmulheres.org.br
Mais informações no site www.ubmulheres.org.br

convite_8-congresso-ubm_peq.png

O uso deste material é livre, contanto que seja respeitado o texto original e citada a fonte: www.assediomoral.org