Tema: Saúde e Trabalho Docente: Entre a Resignação e a Luta
O mundo do trabalho tem sofrido grandes transformações nas últimas décadas, decorrentes da disseminação da lógica capitalista.
Nas Instituições de Ensino Superior, tanto públicas como privadas, essa lógica tem avançado, chegando ao ponto de prevalecer em relação ao caráter democrático e igualitário das relações de trabalho, persistentemente buscado pelos movimentos de docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes. A corrida imposta pelo produtivismo, aliada à expansão irresponsável da rede de ensino superior, sem a adequação das condições de trabalho e de contratação de pessoal, quase sempre aliada a baixos salários, geram situações de excesso de trabalho e de pressões físicas e psicológicas sobre os trabalhadores da educação, que podem contribuir para o adoecimento. A insalubridade inerente à profissão docente, e específica de determinadas áreas de atuação no ensino, tem-se agravado também em função da precarização das condições de trabalho. Adicionalmente, a disseminação do assédio moral e de outras situações de deterioração nas relações de trabalho, vigentes na contemporaneidade, têm afrontado a promoção da saúde.
Por esse motivo, são freqüentes os relatos de graves situações de adoecimento e, até mesmo, de morte de docentes, cujo nexo causal se relaciona com o trabalho. A situação chega ao ponto de provocar um alerta, no sentido de se elaborar estratégias urgentes de enfrentamento. A premissa já definida é a de que só será possível modificar essa realidade a partir da conscientização dos docentes em relação a sua situação e, neste sentido, o Andes-SN e suas seções sindicais têm um papel fundamental: um dos grandes desafios para a atuação sindical é o de se elaborar uma proposta de investigação sobre a saúde do trabalhador docente.
A partir da discussão já acumulada nos dois encontros nacionais sobre Saúde do Trabalhador, com importantes ações em implementação, pretende-se, no III Encontro Nacional do Andes-SN sobre Saúde do Trabalhador, a ser realizado de 13 a 15 de maio de 2011 em Vitória-ES, ampliar o entendimento sobre essa questão e discutir formas de enfrentamento que sejam efetivas. O tema do Encontro será: “Saúde e trabalho docente: entre a resignação e a luta” e envolverá os Grupos de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSS/A), Política Educacional (GTPE) e Política e Formação Sindical (GTPFS) do Andes-SN.
Data: 13 a 15 de maio de 2011
Local: Auditório do IC-2/CCHN – Campus de Goiabeiras – UFES, Vitória-ES
Inscrições gratuitas: adm@adufes.org.br
Mais informações: (27) 3335-2717 / www.andes.org.br