Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias

Qualidade de vida no ambiente de trabalho dos profissionais de educação

Qualidade de vida no ambiente de trabalho dos profissionais de educação

Autores:Ubirajara B. Cabral Júnior (organizador)
Hemrique de Albuquerque Carvalho
Francisco de Paula Nunes Sobrinho
Margarida Barreto
Gisele Cristine Tenório Levy
Tatiana Emílio Nasser
Lúcia Provenzano

Resumo:
Em qualidade de vida no ambiente de trabalho de profissionais da educação, temos um compêndio organizativo da evolução do conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT), possibilitando aos leigos no assunto, uma compreensão dessa abordagem ao longo das ultimas décadas e quais as finalidades inerentes destas percepções. Para cada época uma visão e uma aplicabilidade correspondente.

A obra é resultado de uma tese de doutoramento e tem como foco, pesquisa e análises do ambiente de trabalho dos profissionais de educação. Na busca por resultados que viessem a expressar uma real percepção dos níveis de satisfação e compreensão da qualidade da atmosfera existente na escola, o autor teve a preocupação de pesquisar todos os diferentes postos de trabalho.

Entre as conclusões apresentadas pela pesquisa, a constatação de que a satisfação não esta ligada apenas à remuneração oferecida aos profissionais da educação. Fatores como estilo de liderança das chefias, valorização e reconhecimento quanto ao trabalho desenvolvido são igualmente relevantes.

O uso deste material é livre, contanto que seja respeitado o texto original e citada a fonte: www.assediomoral.org